Lista de presentes

Eis a duvida cruel: colocar ou não a indicação de presente no convite (seja de casamento, formatura ou aniversário).

O que diz a etiqueta: que colocar aquele pequeno cartão junto do convite informando onde está a lista de presentes não é nada recomendado. As normas de etiqueta pregam que a situação se torna constrangedora por dois motivos: o convidado entende que dar presente é uma obrigação e, caso queira presentear, sente-se limitado ao local escolhido pelos noivos.

O que dizem os convidados: geralmente os convidados gostam da praticidade da lista de presentes. Evita a angústia de ficar pensando no que dar, a cor, o estilo, se combina com a casa dos noivos, com o estilo do formando etc. Para a maioria das pessoas é simpática a ideia de ter uma lista de presentes indicada no convite. Isso poupa tempo e, num mundo de agendas sempre lotadas, reduz preocupações.

O que você não pode esquecer: lista de presentes é uma sugestão. O convidado, de forma alguma, é obrigado a escolher algo daquela relação ou daquela loja.

Como resolver? Hoje temos muitas opções de listas virtuais e que podem ser indicadas de forma discreta no convite.

Use frases curtas e apenas como sugestão, nada de obrigatoriedade.

Disponibilize o endereço virtual do evento, lá os convidados vão ter informações variadas, localizações, dicas e a lista de presentes.

Envelope para dinheiro ou conta bancária é a forma mais agressiva de dispor no convite.

Sugerir uma contribuição financeira a ser entregue no dia, também é muito feio e agressivo, mas, é a mais comum de todas. Pois, por ilusão, os noivos acham a mais prática.

Espero ter contribuído com mais uma dica.

Um abraço!

Cláudia Boeira

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *