Porque Maio é o mês das noivas?

Muitos sabem que maio é considerado o mês das noivas, mas ninguém sabe realmente o porquê.

Existem hoje diversas hipóteses para explicar mas, a maioria deles não possuem argumentos fortes além da falta de comprovações.

 

Uma justificativa muito curiosa é  datada da idade média. Maio era o mês onde as pessoas tomavam seu primeiro banho anual, afinal no hemisfério norte é o começo da primavera, além disso naquela época não tinha calefação muito mesmo chuveiro elétrico então era praticamente impossível tomar banho em temperaturas abaixo de zero. Esse era o momento ideal para o casório, afinal depois de um banho dava para amenizar o odor das noivas e dos noivos, elas caprichavam tomando  banho com muitas flores e ainda levavam perto ao seu corpo um ramo bem perfumadas delas que acabou virando tradição e o chamamos de Buquê.

 

Outra explicação é que maio é considerado o mês das flores no velho continente e um dos meses mais bonitos do ano por lá, o que casa com a teoria do banho.

Para a igreja católica maio é considerado o mês da consagração de Maria, mãe de Jesus Cristo, como a influência da igreja católica era forte naquela época, essa passa a ser a hipótese mais aceita por todos, mesmo sem haver nenhuma passagem bíblica afirmando o fato. A comemoração do dia das mães para o segundo domingo de maio também tem uma forte influência do cristianismo. A partir deste fato maio passou a ser considerado o melhor mês para a união de casais e até hoje é considerado pelos ocidentais como o mês das noivas.

 

Aqui em nossa região, na Serra Gaúcha, Maio não é o mês mais queridinho das noivas. Outubro, novembro e dezembro são os preferidos dos nubentes.

Mas indiferente do mês escolhido o importante é saber aproveitar o que há de melhor em cada estação, por isso recomendamos a leitura de nosso post falando sobre isso http://www.claudiaboeira.com.br/2010/02/qual-a-melhor-estacao-do-ano-para-casar/

 

Um abraço!

Cláudia Boeira

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.